sábado, 26 de novembro de 2011

Os Ciclos Biogeoquímicos

 "Ciclo" , segundo o mini Aurélio, dicionário da língua portuguesa, significa:
1. Série de fenômenos que se sucedem numa ordem determinada.
2. Sequência de fenômenos que se renova periodicamente. Sendo assim, podemos entender por ciclo biogeoquímico, o percurso que um elemento químico, essencial a vida, realiza no meio ambiente, o elemento é absorvido, reciclado podendo acumular durante um longo período num mesmo lugar e ser transferido para diferentes partes do planeta. A seguir, alguns dos ciclos encontrados na atmosfera:

Ciclo da Água

Grande parte da água existente em nosso planeta, encontra-se nos oceanos. O calor do sol, faz com que a água dos rios e mares evapore, permanecendo na atmosfera. O vapor da água condensa formando nuvens, que são levadas pelos ventos até os continentes, e volta à superfície sob forma de chuva, neve ou granizo, recompondo o volume hídrico dos oceanos e lagos. Os seres vivos dependem da água para o seu metabolismo. As raízes das plantas absorvem água do solo, que sobem às folhas, participando da fotossíntese, parte dessa água volta à atmosfera pela transpiração. Os humanos e os animais ingerem água diretamente ou através de alimentos e devolvem ao ciclo pela transpiração, urina e fezes.
A atividade humana pode interferir neste ciclo, desde o simples fato de poluir os solos, ou através de desmatamentos, pela pavimentação do solo para construção de ruas e habitações, e reduzindo o volume dos solos com atividades agrícolas.

veja no link abaixo passo à passo do ciclo da água:
http://www.cricketdesign.com.br/abril/ciclodaagua/


Ciclo do Cálcio

O cálcio é parte constituinte dos esqueletos e rochas, também atua em processos metabólicos como a contração muscular, a coagulação do sangue e a condução de impulsos nervosos, por isso ele é considerado de total importância para os seres vivos. A fonte primária do cálcio são as rochas calcárias que sofrem um processo de destruição formando os solos, esse processo é conhecido como intemperismo. Os sais de cálcio são absorvidos do solo pelos vegetais, e adquirido pelos animais através da cadeia alimentar. A decomposição dos animais e vegetais faz com que o cálcio retorne ao solo, sendo carregado pelas chuvas até os rios e mares onde ficam depositados no fundo se unindo a outros resíduos, originando com o tempo uma nova rocha sedimentar. As mudanças da crosta terrestre podem fazer essas rochas alcançarem a superfície, completando o ciclo.

Ciclo do Carbono

O carbono é um elemento fundamental para os seres vivos, pois participa da composição química dos componentes orgânicos e grande parte dos inorgânicos também. Sua reserva é constituída pelo gás carbônico do ar  e das águas, mantida pela respiração animal, pelas fermentações e combustões industriais e através das emanações vulcânicas. O CO2 é absorvido pelas plantas clorofiladas e bactérias quimiossintetizantes e é utilizado para a fabricação de compostos orgânicos carbonados ou fabricação da fotossintese e devolvido à atmosfera pela respiração das plantas. Os animais ingerem as plantas, e a combustão dos alimentos no organismo dos animais faz com que o gás carbônico volte a atmosfera, pela morte dos animais ou pelos detritos orgânicos tanto animal quanto vegetal que por combustão liberam CO para a atmosfera. Também podem retornar ao ambiente pela queima de florestas mas este método pode acarretar sérios danos ao meio ambiente.
O homem interfere neste ciclo, principalmente pelo desflorestamento e pela queima de combustíveis fósseis, potencializando o aumento das concentrações de CO2 na atmosfera, influenciando o sistema climático global .



Sugerimos à baixo, dois links com animações que demostrem este ciclo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12644/zip/Intervencao%20humana%20no%20ciclo%20do%20carbono/Intervencao_humana_no_ciclo_do_carbono.htm


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12643/zip/O%20ciclo%20do%20carbono/O_ciclo_do_carbono.htm



Ciclo do Fósforo

O fósforo é um elemento químico que participa estruturalmente de moléculas fundamentais do metabolismo celular e também é utilizado como nutriente em forma de fertilizante (NPK), para o crescimento das plantas. Os grandes reservatórios de fósforo são as rochas ricas em sais minerais que sofrem erosão e liberam esses compostos para o solo, onde é absorvido pelos vegetais, transferidos aos animais pela ingestão, e consequentemente ao homem via cadeia alimentar. O retorno do fósforo ao meio ocorre pela ação de bactérias fosfolizantes atuando na carcaça de animais mortos e na forma de composto solúvel, sendo carregado facilmente pela chuva para os rios e lagos, uma pequena parte é utilizada pelos organismos marinhos, transmitidos para os peixes, e destes para as aves marinhas através da cadeia alimentar que eliminam grande quantidade de fosfato através dos excrementos que se depositam nas rochas formando o guano, e o restante permanece sedimentado no fundo dos oceanos, sem ser aproveitado.
Neste ciclo, as atividades humanas podem alterar o equilíbrio do ecossistema, pois contribuem com aproximadamente dois terços do fósforo que entra no oceano.



Ciclo do Nitrogênio

Os organismos vivos quando decompostos, resultam em nitrogênio que é liberado para a atmosfera, esse nitrogênio é absorvido por bactérias que vivem no solo e pelas que vivem em simbiose nos nódulos das raízes de plantas leguminosas, transformando em nitrítos e nitratos e incorporado ao solo constituindo fonte de nitrogênio para os vegetais superiores. No metabolismo das plantas os nitratos são transformados em proteínas e consumidos como alimentos pelos animais. Parte do nitrogênio volta á terra na forma de excreção ou em forma de compostos derivados de tecidos de animais mortos. Quando transformado em composto nitrogenado pelas bactérias o nitrogênio novamente é aproveitado pelas plantas, fechando assim o seu ciclo.
A ação humana ocorre através do desmatamento, e pela exposição do solo que aumentam o fluxo de nitratos carregados pela água e a perda do óxido nitroso para a atmosfera, além disso, o uso excessivo de fertilizantes e a queima de combustíveis fósseis também interferem neste ciclo.

Para melhor entender o funcionamento deste ciclo, click no link abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9128/04_ciclo_do_nitrogenio/04_ciclo_do_nitrogenio.html


Ciclo do Oxigênio

O oxigênio é absorvido pelos seres vivos através da respiração e circula pelo meio ligado a elementos como o carbono, o nitrogênio e o hidrogênio, fazendo parte destes ciclos. Sua fonte primária para a atmosfera é a fotossintese realizada pelos vegetais clorofilados onde oxigênio é liberado para o meio a partir da quebra de moléculas de água. Assim os átomos de oxigênio são incorporados à matéria orgânica e voltam à atmosfera pela respiração e pela decomposição dos organismos, que produzem água e gás carbônico.
Como ele se faz presente em outros ciclos também, a atividade humana tem grande interferência sobre ele, desde poluição, desmatamentos, queimadas, entre outros fatores.



Ciclo do Enxofre

O enxofre é essencial para a vida pois faz parte das moléculas de proteínas presentes no ser humano, também é encontrado nas rochas sedimentares e vulcânicas, no carvão, gás natural, etc... Quando um animal ou uma planta morrem e apodrecem, as substâncias chamadas sulfatos são absorvidas juntamente com a água pelas raízes das plantas. Os animais obtêm o enxofre ingerindo vegetais e comendo outros animais, e os microorganismos decompõem os aminoácidos que contem enxofre nos restos de animais e plantas, criando o sulfato de hidrogênio. Com a queima de combustíveis fósseis, o enxofre é lançado no ar, sobe para a atmosfera na forma do gás dióxido de enxofre, e quando esse gás se junta à umidade da atmosfera forma o ácido sulfúrico que é um dos principais componentes das chuvas ácidas. O único retorno natural do enxofre para a atmosfera é através da ação de decompositores.
A principal ação do homem que interfere neste ciclo é a queima de combustíveis fósseis.

Um comentário: